Conteúdo

O blog atém-se às questões humanas. Dispensa extremismos ou patrulhas. Que brilhe a sua luz. Bem-vindo e bem-vinda!

sábado, 26 de outubro de 2013

Já pensou em ser artista? 
O artista ensaia à exaustão a mesma cena até que o sutil torne-se espontâneo, que o diretor e ator vejam-se no plano espiritual do palco, sobre o tablado atrás de um pano de sonhos. Tanto trabalho em ser artista que ele/ela quer desistir muitas vezes, mas nunca, nunca desiste... de viver. Não pode abortar a vida de seu ventre, a personagem pode ser dada em adoção a outro ator/atriz, mas nunca, nem em petição de miséria vai matá-la em seu jeito de ser. É algo de seu.
Queria ter a força de um clown, de um palhaço, a força espiritual e divina deles(as). Não há quem os desestimule, quem os vença em seu ânimo, mesmo sob o achaque o palhaço é digno em seu viver humano e pode dizer o que os status quo nega peremptoriamente por regras sociais, por vezes, quase sob ditadura de uma estética convencional. O palhaço diz coisas sérias, que em certas situações ninguém aceitaria. Seria ofensa, mas ele é o palhaço, o ofendido alegre. Já vi também, tive o prazer de ver um palhaço na coxia, após um espetáculo cansativo de risos, exaurido, molhado de suor, retirando a pintura branca e mais parecido com a gente, mas era tão bonito, quase pensei que era sua pele. Será que entenderam mesmo a apresentação de tal ser? Acho que pensam que sim, mas algo mais profundo calou na alma deles, da qual vão entender ainda, durante bons anos, em conta-gotas.
O artista muitas vezes é criticado por não se enquadrar, não serem bons em matemática, em lógica, mas são proativos em suas funções, mesmo técnicas e sérias (tenho amigos artistas em todas as profissões, inclusive no teatro) e são muito competentes, inclusive em partilhar a boa amizade com analisador de almas humanas como eu – não temem pela intimidade exposta, inda que eu os respeite muito. Dizem os especialistas que eles têm quociente emocional. Dotados de comunicação não em corredor, mas de triangulação - têm visão periférica e falam com várias pessoas ao mesmo tempo e ainda fazem várias coisas falando, como quem arruma seu figurino, sua marcação de palco e decora falas, enquanto anota uma receita de bolo ou dá uma ordem, tudo está interligado para o artista. Diria super-homens e mulheres-maravilhas. Aliás, já viram o que um malabarista faz com seus malabares? Então, não se deve julgar um artista pelas suas palavras, reclamações, ou “deslizes” que nos possam parecer e sim aprender, eles são mestre da alma humana.
E quando o coordenador marcar a próxima apresentação do grupo vai dar buchicho, porque uns vão reclamar do cansaço, outros do tempo com a família, outros sem dinheiro para a passagem, outros afônicos não poderão cantar, outros chateados por alguma razão. Todavia, na hora aprazada, sem nenhuma oposição do coordenador vão estar lá no teatro e, pelos olhos deles, de criança diante do brinquedo, a gente já sabe, queriam mesmo vir e o diretor sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso. Grato.