Conteúdo

O blog atém-se às questões humanas. Dispensa extremismos ou patrulhas. Que brilhe a sua luz. Bem-vindo e bem-vinda!

domingo, 16 de junho de 2013

Amigos, esqueceram uma vez, duas, três vezes e, o menino abandonado virou adolescente rebelde, lembram-se do Esqueceram de mim, dos adultos que queriam fazer uma criança adulta antes da hora. Até deram excelentes filmes de humor, mas... Bem, este filme não tem nada a ver com a minha crônica, mas lembrei disso à toa. Espero que curtam também meu texto. Não esqueçam, hein. Ahh
O blogueiro do Face (pra quê blog, se o pessoal vai logo pro face, né)
O santo e o menino
Em 1770, o capitão-general da província Luiz Antônio de S. Mourão queria impor a veneração dos santos de sua família à incipiente Piracicaba, mas o nosso capitão Antônio Corrêa Barbosa foi por outro viés e, aliás, certa rebeldia faz parte do espírito caipira. Apesar da ordem do capitão-general de se rezar missas com altares portáteis dos santos de sua predileção, durante a construção da capela, o capitão povoador foi econômico, tomou somente um santo como padroeiro. Quem? Seu onomástico: Santo Antônio.
Mandou que se procurasse um santeiro para fazer uma imagem do santo e colocar nos altar. O padre foi incumbido de encontrar um santeiro. Foi, obediente e austero, e naquele fim de mundo de nossa pré-história a ninguém achou para tal mister, a não ser um índio velho, que não queria entalhar santo de branco.
O nosso capitão mandou o padre lá e que ensinasse ao índio, não a rezar, mas a entalhar a imagem perfeita do santo. Lá foi o sacerdote piegas, resoluto, obediente a Deus e... cheio de medo, com alguns víveres para comprar este favor. O índio velho só trabalhava em transe e fumando um charuto soltando fumaças em círculos, mas o padre meio chamuscado em sua auréola ia olhando e quase entrava em transe também. No final a peça tosca ia ganhando contornos dos desbastes de um facão de mato. O cansaço foi tamanho que ao final de uma semana, dando graças a Deus, o padre entregou os víveres em pagamento e levou o santo ao altar da igreja para apresentar ao capitão.
Na missa de inauguração da capela, o capitão sem o chapelão de abas largas, respeitoso, mostrando a tez ditosa das pinturas, mas... ora, Santo Antônio carrega Jesus menino! Cadê o menininho?
Todos da vila puseram-se a procurar, de casa em casa, perto do rio. Por fim, descobriu-se que uma devota afoita tinha sequestrado a criança dos braços do santo Antônio, devido a uma briga com este. O padre a vira muitas vezes ao redor do pedestal em lacrimosas orações e numa das confissões fez ela soltar a verdade, mas eu conto o pecado, a pecadora não.
Por quê? O santo, depois de todas as novenas não lhe dera marido naquele fim de mundo. Assim disse ao padre, “tirei o menino até ele me dar um marido”. O padre a convenceu dizendo:
- ...e sem marido, minha filha, você quer ser a primeira mãe-solteira do povoado, é?
Então ela entregou Jesus ao colo do santo, antes do natal. Mais tarde se casou com um Antônio da vila, que não era santo, e foram felizes “pra mai di déi”.
E.T: Além desse maravilhoso blog, também emito opiniões no Face, curto, e escrevo livros. Pra quê? Não sei mesmo. Mas se estiverem a fim, contate-me, as obras estão indicados ao lado do blog, mas fornecerei mais informações se o quiserem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é valioso. Grato.