Conteúdo

O blog atém-se às questões humanas. Dispensa extremismos ou patrulhas. Que brilhe a sua luz. Bem-vindo e bem-vinda!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Amigos, muito tem se falado na renúncia deste papa atual, muito se cogitou; mas antevendo o futuro, a eleição, somente por um milagre ou acaso será surpresa, mas pode ocorrer como vespa  em formigueiro. A borboleta azul deposita seu ovo em folha e a lagarta cai no chão onde formigas a carregam para o ninho, cuidando dela como suas, devido ao cheiro do feromônio igual, pensam que é sua. Então a vespa entra no formigueiro e fecunda essas lagartas ou parte delas, de forma que de umas nascem borboletas, de outras as terríveis vespas que distinguem o cheiro do feromônio e os biólogos não sabem como ainda, assim como não sabem os analistas políticos e vaticanistas. Então peço que apreciem meu texto, que não vai acrescentar nada, mas tem o cheiro de ex-seminarista. Rsrsrs
O blogueiro
             Vespa ou borboleta
 A diferença entre uma renúncia num governo autocrático com a de um democrático tem proporções inversas. No Brasil, Jânio renunciou para ser levado de volta nos braços do povo e deu no que deu, queria apoio. Na renúncia do papa a coisa é outra. Ele, além de descansar, pode nomear quantos cardeais quiser para eleger quem ele quiser, então daí já se sabe o que vai sair. Essa renúncia é como uma lagarta de borboleta e vai ter a cara de Ratzinger.
Eu esperava alguém progressista para tocar o concílio vaticano II, não alguém para ressuscitar língua morta como o latim. Desse casulo, contudo, pode sair uma vespa e não borboleta e somente então, quem sabe, o concílio continue.
O concílio Vaticano II começou com Roncalli, o João XXIII, e para reforma da Igreja Católica, se não estaríamos rezando em latim ainda hoje. Ele não pôde terminar o concíio, morreu antes. Mas havia nomeado Giovanni Batista Montini cardeal de Milão, que se tornou seu sucessor como Paulo VI e tocou as reformas e presidiu o final dos trabalhos do Concílio. Antes do papa bom como era chamado João, estaríamos rezando em latim até hoje (SEMPRE FOI ASSIM!) e ao se eleger João XXIII, que escolhe o nome do pai João – não de santo, disse que queria que abrissem as janelas e portas para arejar a Igreja, abri-la ao mundo, mas parece que alguém com resfriado ou medo de assalto as fechou. Os estudos de Roncalli o levaram a deduzir que o concílio de Trento fora um concílio mais reformista que antiprotestante, mais reforma da própria instituição católica que contrarreforma. Esta é a postura de um estudioso honesto e autocrítico como João XXIII, de verdadeira humildade, que não teme o advir, mas a justiça; depois dele, o medo se instaurou na instituição e agora o medo maior é a perda de terreno aos evangélicos e espíritas. Se os fieis procuram outros caminhos é porque a Igreja fracassou em profetizar ou o fez de forma soberba e não pelo sopro divino que cerca as consciências. Deve evangelizar a si, antes de proselitar. Buscar aprender com outras culturas, onde tem também o germe divino, e não ficar presa ao romanismo e achar-se dona da verdade, desta é somente depositária e quando o Senhor vier cobrar os talentos (que, segundo a parábola dividiu entre vários), vai irar-se contra aqueles que os guardaram de medo.
OBS: Aos interessados ainda temos exemplares do livro O Seminário, publicado por mim em 2011. Mais informações no e-mail camilo.i@ig.com.br ou no meu Facebook. Abç

4 comentários:

  1. Acrescentou sim, Camilo. O texto é muito interessante. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Carla, se vc disse. Grato. Abç.
    Camilo

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, Camilo... Você viveu e sabe das entranhas do fundamentalismo, do poder, das vaidades, das mediocridades e hipocrisias que destoam dos "talentos" e, principalmente - do "amor ao próximo". Encontro-me em seu texto, pois o sacerdote desvirou suas costas no altar para celebrar, fala a nossa língua... mas somos todos estrangeiros na casa do Pai. Eis ai uma das causas do afastamento. Se não sou acolhido, limpo minhas sandálias e, retiro-me.
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi além do texto ainda, percebeu mais como sempre. Célia um afetuoso abraço.
      Camilo

      Excluir

Seu comentário é valioso. Grato.